As teorias da conspiração da história das Copas - Você Sabia? - Futebol

Últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

As teorias da conspiração da história das Copas

Resultado de imagem para ronaldo frança 1998
Gunther Schweitzer: de 1998 a 2014
O que aconteceu com Ronaldo na final da Copa de 1998? Por que o Brasil jogou tão mal contra a França? Ainda é difícil responder a estas perguntas. O que deu força a uma corrente de internet que divulgava uma carta fictícia assinada por um certo "alto funcionário da Globo" chamado Gunther Schweitzer: Essa com certeza é a teoria de conspiração mais famosa que você verá nessa lista. Dona da célebre fala que dizia 'Se as pessoas soubessem o que aconteceu, ficariam enojadas', a falsa denúncia dizia que a Copa foi comprada, e fez tanto sucesso que ganhou novas versões a cada Mundial perdido pelo Brasil. Claro que, em 2014, não foi diferente: desta vez, inventaram que a CBF teria trocado a Copa pelo ouro olímpico.

Argentina na Copa de 1978

Jogando em casa, a Argentina precisava ganhar do Peru por quatro gols de diferença para se classificar à final contra a Holanda. Caso contrário, o Brasil iria para a decisão. Resultado da partida: 6 a 0 para a Argentina. Goleada difícil de engolir, e que gerou suspeitas de armação. Ainda mais depois da denúncia de um ex-senador peruano de que houve um acordo entre as ditaduras dos dois países. Até hoje, nada foi comprovado. A Argentina foi para a final, venceu a Holanda e assegurou seu primeiro título mundial.

Havelange e as Copas de 1966 e 1974
Presidente da Fifa na época da Copa da Argentina, João Havelange declarou que não houve armação contra o Peru. Mas ele pensava diferente em relação aos mundiais de 1966 e 1974. Na época, o inglês Stanley Rous estava à frente da Fifa. E a escalação de árbitros ingleses e alemães para os jogos do Brasil deixou Havelange desconfiado. Para ele, houve favorecimento aos anfitriões nestas duas Copas. E o Brasil, que jogava com a mesma base dos times campeões em 1962 e 1970, teria sido prejudicado. "A Inglaterra voltou a ser campeã ou ganhou alguma coisa? Não, então pronto", concluiu Havelange em entrevista de 2008 para a Folha de S. Paulo.

Doping de Maradona em 1994
"Cortaram as minhas pernas", disse Maradona depois de ser excluído da Copa de 1994 por uso de efedrina e mais quatro substâncias proibidas. Ele jurou pelas duas filhas que não tinha se drogado. Surgiram teorias de que a culpa teria sido de um preparador físico contratado especialmente para deixá-lo tinindo durante o Mundial. Ou então da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, que estaria interessada em tirar Maradona da competição por causa de seus escândalos com cocaína.

Festa secreta da Holanda em 1974 
Às vésperas da final da Copa de 1974 entre Holanda e Alemanha, o tabloide alemão Bild publicou que o craque holandês Johan Cruyff teria dado uma festa na piscina do hotel, regada a champanhe e prostitutas. A Holanda perdeu aquela final. Mais tarde, Cruyff revelaria que não dormiu direito antes da partida porque teve que dar explicações à esposa sobre a suposta farra, que nunca chegou a ser totalmente desmentida.

Post Top Ad