Quem foi Lev Yashin? - Você Sabia? - Futebol

Últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

Quem foi Lev Yashin?

O MELHOR GOLEIRO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL

O russo era um sinônimo de frieza e segurança na pequena área. Conhecia a região como a palma de sua mão, até melhor. Qualquer reportagem que trate do seu estilo atlético cita os seus reflexos apurados, seu excelente posicionamento e a força, que permitia que ele encarasse adversários na direção do gol. E no vídeo de hoje iremos falar da carreira de Lev Yashin, considerado por muitos como o melhor goleiro da história e também vamos falar como foi que ele parou por alguns dias no gol de um dos maiores clubes do Brasil. Se você ficou curioso, não deixe de se inscrever e vamos nessa.


Yashin foi muito além do que um goleiro é obrigado a fazer. Para ele, não era só defender uma bola ou outra e ir embora para casa. Não levar um gol era questão de honra. Dizem que a cada contragolpe que o seu time levava, Dynamo Moscou ou União Soviética, ele gritava e orientava seus defensores até que eles estivessem no lugar certo para desarmar a ofensiva. Quando não tinha opção, saía para o combate como se fosse um zagueiro, em carrinhos ou desarmes em pé.

Dono de um uniforme inteiro em preto, uma referência para arqueiros, Yashin foi o terror de muitos jogadores que não tinham segurança na hora de finalizar. O gigante de 1,89m crescia diante deles, apavorando qualquer um que se atrevesse a invadir a área. Desafiar Yashin era quase sempre uma tarefa hercúlea, tamanha capacidade que ele tinha de negar o gol a um oponente.



Em 20 anos de carreira, faturou a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1956, a Eurocopa de 1960 e cinco vezes o Campeonato Soviético, além de jogar três Copas do Mundo. Poderia ter atuado o quarto, mas ficou no banco de reservas para dar chance a outro veterano que foi ofuscado pelo seu sucesso na seleção, Anzor Kavazashvili.

Muitas dessas defesas podem ter se perdido em vídeos que nunca existiram, imagens que não atravessaram as décadas para mostrar todo o seu talento. Ficará mesmo o registro de que Yashin foi o único goleiro a ser eleito o melhor jogador do mundo, façanha conseguida em 1963. Para explicar a sua firmeza, Lev também era um exímio pegador de pênaltis: agarrou 150 deles.

E se formos falar em mais recordes, a marca do russo chega a incríveis 270 partidas em que ele saiu de campo impune de ver as suas redes balançarem (em inglês, o famoso clean sheet) Por essas e outras, foi eleito o atleta do século passado na Rússia.



Lev morreu em 1990 e ninguém nunca entendeu o grande segredo para ser um monstro como ele. Quer dizer, ele até tentou explicar, mas para alguns poucos gênios que pisam neste planeta, o dom é algo com que se nasce, é impossível replicar ou criar um talento, não importa o esforço.

Post Top Ad