Os clubes costumam lançar camisas retrô como meio de resgatar camisas usadas em épocas marcantes na história do clube, porém difíceis de ser encontradas na atualidade. Para esse resgate, são feitas camisas resgatando o tecido, modelo, emblemas como na época, e isso acaba chamando a atenção de muitos torcedores nostálgicos.
Resolvemos selecionar as camisas retrô mais bonitas do site FutFanatics. Veja:
Uruguai 1950:
A camisa homenageia o bicampeonato mundial conquistado pela Seleção Uruguaia em 1950, no jogo que ficou conhecido como "Maracanaço", onde o Uruguai tinha que vencer o jogo para levar a Copa. A imprensa especializada e o público em geral já tinham começado a aclamar o Brasil como o novo campeão mundial. O Brasil marcou o primeiro gol da partida, com apenas dois minutos do segundo tempo, o que acionou a torcida. O Uruguai conseguiu inverter o jogo. Primeiro Schiaffino e restando apenas 11 minutos de jogo, Ghiggia, correu pelo lado direito do campo e fez outro gol. A multidão morrera. Jules Rimet, presidente da FIFA e organizador da Copa, comentou o que aconteceu: 'O silêncio era absoluto, às vezes difícil de se acreditar', já que uma multidão de duzentas mil pessoas continuava sem acreditar que tinha perdido um título que considerava seu".
Grêmio 1956:
A camisa feita pela Umbro traz design retrô, inspirado no uniforme utilizado em 1956, época que o Grêmio conquistou o Campeonato Gaúcho e Campeonato Citadino de Porto Alegre. Seu design apresenta o branco como cor predominante com detalhes em preto e azul na gola, punho das mangas e na região frontal, onde o escudo da equipe é visto bordado no centro. Nas costas, o número 56 é visto, complementando os detalhes.
Inter de Milão 1966:
A camisa da Inter de Milão 1966 faz referência às conquistas do time na década de 1960,
quando o time conquistou duas Liga dos Campeões da Europa em cima do grande Real Madrid de Puskas e Di Stefano e do Benfica de Eusébio. O Inter também levou dois Mundiais em cima do Independiente da Argentina. Também conquistou três Scudettos sendo este último, o da temporada 1965/66 o décimo que lhe dava a tão esperada estrela que até o momento somente a Juventus possuía. O time contava com grandes jogadores como o espanhol Luis Suárez, o italiano Sandro Mazzola e o brasileiro Jair da Costa.
Atlético de Madrid 1970:
A camisa homenageia a década de 1970 que trouxe muitos motivos de satisfação para os torcedores do Atlético de Madrid. Na temporada 1969/70, o Colchonero ganhou o seu sexto campeonato espanhol. Além da vitória nacional, o time conquistou o vice-campeonato da Liga dos Campeões, com derrota para o Bayern de Munique.
Manchester United 1972:
A peça faz homenagem ao ano de 1972, quando o Manchester United passou por uma transição com a saída do treinador Busby. Seu design, inspirado no uniforme utilizado na época, apresenta o vermelho como cor predominante com branco no punho das mangas e gola.
Ajax 1973:
A Camisa Retrômania Ajax 1973 faz uma homenagem à equipe que foi campeã da Europa em 1973, sem dúvidas a era de ouro do clube no inicio dos anos 70. A equipe era base da seleção holandesa que ficou conhecida como a 'Laranja Mecânica'.
Liverpool 1978:
A camiseta faz uma homenagem ao ano de 1978, quando a equipe conquistou o décimo primeiro título do Campeonato Inglês e segundo título da UEFA Champions League. Possui design inspirado no uniforme utilizado na época, sendo predominantemente vermelho com branco na gola e punho das mangas.
Barcelona 1982:
Esta camisa faz homenagem à conquista do título de campeão na Copa do Rei, em 1982, batendo o Real Madrid na grande final. Neste mesmo ano e com essa mesma camisa, o Barcelona venceu o Standard de Liège nas Taça das Taças, torneio disputado entre os vencedores das taças de cada país.
Itália 1982:
A camisa homenageia a Seleção Italiana, que se tornou tricampeã da Copa do Mundo em 1982. A linda camisa é predominante branca, com detalhes em azul, vermelho, branco e verde nas golas e nos punhos das mangas.
Real Madrid 1986:
A camisa faz homenagem ao ano de 1986, quando o Real Madrid conquistou o título da Liga Europa da UEFA e Campeonato Espanhol. Com design inspirado no uniforme da época, a peça apresenta o branco como cor predominante com detalhes em roxo escuro nos ombros. Traz o escudo utilizado na época bordado do lado esquerdo do peito.
Holanda 1990:
Esta camisa foi utilizada pela seleção holandesa na Copa do Mundo de 1990, onde até então campeões da Europa, eram um dos favoritos ao título. Provavelmente nunca uma seleção holandesa teve tamanho favoritismo antes de um torneio começar. Porém, veio a decepção: quatro jogos, três empates e uma derrota nas oitavas de final, acabando a competição em 16º lugar.
Se você gosta de camisas retrô e quer ver se encontra uma do seu clube do coração, a FutFanatics disponibiliza dezenas de camisas clássicas em seu site, vale muita à pena conferir. Além disso, você pode encontrar no site uma grande variedade de artigos esportivos em estoque, tem camisas da maioria dos times dos principais campeonatos do mundo! E com tudo isso, você ainda pode personalizar a camisa com a mesma fonte das camisas oficiais.










