7 times que ganharam competições europeias e depois “sumiram” - Você Sabia? - Futebol

Últimas

Post Top Ad

Post Top Ad

7 times que ganharam competições europeias e depois “sumiram”

Conheça sete campeões de torneios europeus que “desapareceram” depois de suas históricas conquistas:

ESTRELA VERMELHA (SER)

Copa Europeia (atual Liga dos Campeões) 1990/91

Vinte e cinco anos atrás, o equilíbrio do futebol mundial era bem maior que o atual. Isso explica como o Estrela Vermelha conseguiu conquistar o título mais importante da Europa, ao derrotar nos pênaltis o Olympique de Marselha. Isso e também outros dois fatores: o fato de a Iugoslávia ainda não ter sido dissolvida e de o clube ter reunido uma geração talentosíssima, com Prosinecki, Savicevic e Mihajlovic. Hoje, o Estrela Vermelha segue forte na Sérvia (é o atual campeão nacional), mas virou um nanico na Europa.

STEAUA BUCARESTE (ROM)
Copa Europeia (atual Liga dos Campeões) 1985/86

Outro time que mostra como a divisão de forças do futebol se transformou nas últimas década. Em 1986, o romeno Steaua se tornou o primeiro clube de um país do bloco socialista a vencer o torneio número um da Europa. E o fez contra aquele que é hoje um dos principais times de futebol do mundo, o Barcelona. O título foi conquistado na Espanha, nos pênaltis, com uma atuação histórica do goleiro Duckadam. O clube ainda foi vice da Copa Europeia em 1989. Hoje, o Steaua ainda é uma potência local. Mas, em sua última participação na Champions, em 2013/14, despediu-se sem uma única vitória: foram três empates e três derrotas.

NOTTINGHAM FOREST (ING)
Copa Europeia (atual Liga dos Campeões) 1978/79 e 1979/80

O Nottingham Forest está na segunda divisão inglesa e não disputa a Premier League desde 1999, mas ostenta um feito do qual só ele, Real Madrid, Benfica, Inter de Milão, Ajax, Liverpool e Milan podem se orgulhar. Os ingleses são um dos sete clubes da Europa que conquistaram dois títulos consecutivos da principal competição do continente. O bicampeonato do Nottingham aconteceu no período em que foi dirigido pelo lendário técnico Brian Clough e foi conquistado com vitórias sobre o sueco Malmö (1979) e o alemão Hamburgo (1980) nas decisões.

IFK GOTEMBURGO (SUE)
Copa da Uefa (atual Liga Europa) 1981/82 e 1986/87

Os nove anos sem conquistar o título nacional escondem um pouco os feitos do clube sueco de maior sucesso internacional de todos os tempos. O IFK, sigla para o impronunciável Idrottsföreningen Kamraterna (algo como Sociedade Esportiva dos Camaradas), foi duas vezes semifinalistas da Copa Europeia, chegou às quartas de final da Recopa e faturou duas vezes o título da Copa da Uefa. Em 1982, meteu 4 a 0 no placar agregado da decisão contra o Hamburgo. Cinco anos depois, a vítima na final foi mais modesta, o Dundee United, da Escócia.

ABERDEEN (ESC)
Recopa Europeia 1982/83

Você certamente já ouviu falar de um senhor chamado Alex Ferguson. Pois saiba que antes de iniciar sua vitoriosa passagem de 27 anos pelo Manchester United, o treinador escocês levou o modesto clube do seu país a três títulos nacionais e à inédita conquista da Recopa, um torneio já extinto que reunia os vencedores das Copas de cada país da Europa. Em 1983, o Aberdeen chegou ao ponto mais alto de sua história em uma campanha em saiu das fases preliminares e teve de vencer mata-matas contra Bayern de Munique e Real Madrid (final).

DÍNAMO TBILISI (GEO)
Recopa Europeia 1980/81

O maior campeão da história do futebol georgiano, com 16 títulos, inclusive o da temporada passada, conseguiu sua maior façanha quando seu país ainda era parte da União Soviética. Em 1981, comandada dentro de campo por Ramaz Shengelia, eleito o melhor jogador da URSS daquele ano, o Tbilisi fez uma campanha histórica na Recopa Europeia e deixou pelo caminho West Ham e Feyenoord.

MECHELEN (BEL)
Recopa Europeia 1987/88

Muito antes do surgimento da aclamada geração belga e do boom de interesse pela seleção vermelha, o modesto KV Mechelen impediu o bicampeonato do Ajax e faturou a Recopa Europeia de 1987/88. O título foi surpreendente porque o clube estava longe até mesmo de ser uma potência nacional. Tradicional time pingue-pongue da Bélgica, o Mechelen já venceu seis vezes a segunda divisão e chegou a passar até pelo terceiro nível nacional.

📱BAIXE NOSSO APLICATIVO AGORA MESMO!
 Google Play: https://goo.gl/X44Vf0
 App Store: https://goo.gl/mSWkPv

*Matéria retirada do Blog do Rafael Reis

Post Top Ad